Tire suas dúvidas sobre DIU
Por Dra Silvia Luanda Rezende – Clinica São Vicente Araucária
O DIU é indicado a algum grupo específico de mulheres ou qualquer uma pode usar?
O DIU está indicado para quando se quer uma contracepção a longo prazo, a princípio, qualquer mulher pode usá-lo, porém somente com uma avaliação do seu ginecologista é possível saber se não há nenhuma contraindicação , como doenças pélvicas, má formações, entre outras. Na consulta também será avaliado qual o tipo mais adequado para cada paciente.
QUAIS OS TIPOS (DIU)
Existem 4 modelos básicos de DIU que são:
#T de cobre, #Diu de prata, # hormonal Mirena # hormonal Kyleena.
O DIU impede a menstruação?
Apenas o Diu Mirena poderá suspender a sua menstruação , e o objetivo dele é justamente esse, muito indicado para mulheres que têm um fluxo menstrual muito intenso e cólicas menstruais.
Dói para colocar?
A colocação do DIU é bem rápida e causa um pequeno desconforto, como uma cólica rápida, pode ser feita em consultório e podem ser usadas medicações e anestésicos para diminuir a dor.
Qual a validade do DIU?
A validade depende do modelo escolhido e pode ser de 5 ou 10 anos.
Existe algum efeito colateral no uso do DIU?
Não se trata exatamente de efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem ter aumento do fluxo menstrual , aumento das cólicas, dependendo de fatores pessoais e do modelo escolhido. Vale lembrar que o diu é um método mecânico, e não influencia na produção hormonal da paciente. É necessário acompanhamento com ginecologista , pois ele também pode aumentar o risco de corrimentos e infecções pélvicas.
O QUE É IMPLANON?
Implanon é um método totalmente diferente do DIU. Ele é um método hormonal onde se implanta um bastonete em baixo da pele, que vai liberar pequenas quantidades de hormônio diariamente ,impedindo a ovulação. O tempo de durabilidade é de 3 anos.
Qual a eficácia de cada um respectivamente?
Os Diu’s tem a eficácia semelhante a laqueadura , ou seja em torno de 99,9 % de eficiência, tornando -o um método excelente, por ser seguro, eficaz, com poucos efeitos colaterais e reversível.