O papel da endocrinologia na saúde da mulher
Quando a endocrinologia passa a acompanhar a saúde da mulher?
A avaliação endocrinologica é importante em todas as fases da vida da mulher, desde a infância e adolescência, pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, na vida adulta, para avaliação de questões metabólicas e hormonais, até a menopausa e pós-menopausa.
Quais as áreas da saúde da mulher a endocrinologia é responsável?
Resumidamente, o endocrinologista avalia as alterações metabólicas e hormonais, tais como:
Desordens do crescimento e desenvolvimento
Síndrome dos ovários policísticos
Doenças da tireoide
Sobrepeso e obesidade
Diabetes e alterações do colesterol
Menopausa
Doenças do metabolismo ósseo, por exemplo, osteopenia e osteoporose
Outras doenças menos comuns, como as da glândula hipófise ou das adrenais
Fale um pouco sobre Reposição Hormonal da Menopausa, o que é? Como funciona essa reposição?
O climatério é um período de grandes modificações hormonais na mulher e pode levar a sintomas como fogachos (“calorões”), ressecamento vaginal, ressecamento da pele, acúmulo de gordura no abdome, alterações de humor e de sono, perda da massa óssea, entre outros. O diagnóstico da menopausa é feito após 1 ano da última menstruação, o que ocorre, em média, entre os 45 e os 55 anos de idade. O objetivo da terapia de reposição hormonal é restabelecer os níveis hormonais, melhorando a qualidade de vida da mulher. Existem vários tipos de hormônios e maneiras de administrá-los, o que deve ser decidido caso a caso. É muito importante avaliar o histórico de saúde da mulher, pois existem também contra indicações a este tratamento. Por exemplo, mulheres que já tiveram trombose ou câncer de mama não devem fazer a reposição. É importante também o acompanhamento com o ginecologista e a realização dos exames de rotina.
Quando a mulher deve procurar endocrinologista?
Em qualquer fase da vida, apresentar sobrepeso ou obesidade, alterações de ciclo menstrual, alterações da glicose ou colesterol, excesso de pelos no corpo, suspeita de alteração na tireoide, baixa massa óssea ou osteoporose, sintomas da menopausa. Na dúvida, agende sua consulta!
Por: Dra Andressa Foppa – Endocrinologista – Clinica São Vicente Araucária